Cidades

Vacinação contra a febre aftosa gratuita em Maricá

A campanha acontece até o dia 29 de novembro Foto: Fernando Silva

A Prefeitura de Maricá, por meio de Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, iniciou mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa, já é a segunda campanha deste ano.

Até o dia 29 de novembro, o pecuarista que tiver a quantidade de 60 animais será contemplado com a vacinação gratuita.

O coordenador da campanha, Marcelo de Oliveira, conta que o município dispõe de aproximadamente três mil doses para imunizar os animais, que serão protegidos contra a febre aftosa e a raiva simultaneamente. Ressalta ainda que, como ocorreu em ocasiões anteriores, os pecuaristas que tiverem mais do que 60 animais terão de fazer a vacinação e depois comunicar à secretaria. 

Ainda segundo o coordenador, a imunização contra a febre aftosa é extremamente necessária, e o fornecimento gratuito das vacinas é exclusividade do maricaense.

“Precisamos imunizar o gado e os búfalos porque essa doença pode gerar um problema sério no país, não só em Maricá. Aqui nos empenhamos ao máximo para que o pecuarista tenha acesso às campanhas, e nós somos talvez os únicos que fazem isso no estado do Rio”, explicou Marcelo.

O secretário Júlio Carolino reiterou a importância da imunização dos animais a nível nacional.

“Essa campanha nos deixa livre da febre aftosa e do embargo ao nosso produto, porque basta termos um caso que a gente não consegue mais exportar carne para outro país”, disse o secretário.

“Os produtores podem procurar o posto, que fica no centro do município para comunicar a vacinação dos seus animais e também para tirar o seu guia de transporte para andar regularizado. Oferecemos esses serviços também gratuitamente, é só nos procurar”, acrescentou Julio.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, e com agravamento surgem aftas na boca e nas patas de animais com casco fendido. O vírus está presente no fluido da vesícula, na saliva, no leite e nas fezes dos animais contaminados, que podem facilmente contaminar outros animais e em alguns casos os humanos também.

As recomendações da Secretaria Estadual de Agricultura para quem pretende vacinar diretamente os seus animais são as seguintes:

– Adquirir as vacinas em lojas autorizadas;

– Manter a vacina no gelo até o momento da aplicação;

– Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado;

– Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais: 2 ml;

– Seguir as recomendações de limpeza: utilizar a agulha certa, desinfetada e trocada com frequência.

Os pequenos pecuaristas podem ligar para o número (21) 99207-2388 para esclarecer dúvidas e acompanhar a agenda de vacinação.

Confira os locais de vacinação até o final da campanha:

1ª semana

Saco das Flores, Caju, Bambui, Manoel RIbeiro, Espraiado e Bananal.

2ª semana

Flamengo, Itapeba, Ponta Negra, Jaconé, Cordeirinho e Ubatiba.

3ª semana

Silvado, Caboclo, Lagarto, Caxito, Retiro.

4ª semana

Pindobas, São José do Imbassaí, Inoã, Cassorotiba, Itaipuaçu e Recanto.

< Maricá lança programa de estágio remunerado Preso com granada na Região de Pendotiba, em Niterói <